Logo do Instagram

A ferramenta Stories do Instagram surgiu na rede social em agosto de 2016 para fazer frente com um concorrente que estava crescendo cada vez mais com o público jovem: o Snapchat. Nele, o usuário pode enviar vídeo ou foto de 15 segundos, que fica disponível para visualização durante 24 horas ao clicar na foto de perfil.

O recurso já faz tanto sucesso que, segundo dados divulgados pelo Facebook em dezembro de 2018, cerca de 40% dos usuários (o que representa cerca de 400 milhões de pessoas em todo o mundo) utilizam os Stories diariamente, atraindo mais de 2 milhões de anunciantes em 2018.

Para tirar o melhor proveito da rede, selecionei aqui 5 dicas para melhorar o engajamento de seus Stories e ter mais visibilidade no Instagram.

1 – Publique em vários momentos do dia

Ok, ok, o engajamento do Instagram não funciona como o do Facebook. Se você for rolando, todos os stories de todos os seus amigos vão aparecer em algum momento. Porém, é o algoritmo de engajamento da rede que te posiciona em relação as outras pessoas.

Quanto mais stories de uma pessoa você ver, quando mais interagir ou mais tempo passar (por exemplo, quando clica na tela e segura para ver por mais tempo), maiores as chances de você ser posicionado nas primeiras posições da “fila” de stories.

Assim, quanto mais vezes durante o dia você postar, mais vezes pode voltar a aparecer nas primeiras posições de visualizações dos usuários e aumenta as chances de interação.

Pessoas reunidas em uma story do instagram
Apareça e conte histórias do que acontece ao seu redor nos Stories!

2 – Apareça!

Uma grande parte das pessoas fica o dia inteiro enfiado na tela de um computador para trabalhar. Por isso, há uma tendências das pessoas verem (e até reverem) o conteúdo de stories em que te vêem.

As pessoas seguem pessoas, por isso, são pessoas que elas querem ver. Tire fotos e grave videos em que você aparece. Muitas vezes o conteúdo de seus produtos ou piadas e frases prontas podem ser interessantes, mas se é você quem aparece dizendo a frase, mostrando o produto ou contando a piada, o resultado é muito melhor!

3 – Conte histórias

O story telling é uma técnica de marketing que é usada desde tempos imemoriais para prender a atenção de alguém.

Os homens das cavernas contavam seus aprendizados em desenhos com histórias nas paredes, Jesus Cristo transmitia seus ensinamento em parábolas e as redes de TV alcançam seus picos de audiência quando transmitem novelas.

Logo, comece a contar uma história para seus seguidores e eles vão querem te ouvir cada vez mais!

4 – Interaja

Mesmo que as alternativas de suas enquetes sejam “Sim” e “Com certeza”, todas as interações com seu público melhoram sua posição no ranking dos stories.

O Instagram disponibiliza não só as enquetes, mas o ranking (aquela ferramenta que você arrasta para dizer o quanto aquilo é interessante para o público), as perguntas e os testes para sua audiência interagir com você. Aproveite!

Garoto com olhos saltados numa tela de Instagram Stories
O Instagram ajuda, mas nem só de filtros vivem os Stories!

5 – Faça um conteúdo interessante

O tempo das pessoas é escasso e os até 15 segundos que passam vendo cada um de seus stories tem que valer a pena. Por isso, transmita um conteúdo de valor para eles. As melhores opções são informação ou entretenimento.

No campo da informação, você pode dar uma dica de livro, filme ou música; passar um ensinamento como uma receita de bolo, alguma frase inspiradora ou uma lição que aprendeu no seu trabalho. Mas há muitas e muitas opções, dependendo do que os seus seguidores estão interessados em aprender.

No campo do entretenimento, você pode contar uma piada, narrar uma história, cantar uma música, fazer um desenho ou ainda unir seu talento e ensinar algo de maneira criativa. Use e abuse do que você faz de melhor, só não vale fazer fofoca, fazer intrigas ou disseminar o ódio, pois isso só mancha a sua reputação.


Como diriam os Looney Tunes: “é isso aí, pessoal”. Comentem aqui embaixo se vocês usam o Instagram de alguma maneira mais criativa ou se eu esqueci de alguma importante dica. Aproveite, faça o teste e depois volte para contar se deu certo!

Ah! E me siga para ver mais dicas nos meus stories: @dsjunior88

Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *