As redes sociais chegaram em meados dos anos 90 e hoje fazem parte da vida de mais de um terço de toda a população mundial, sendo um dos pilares para qualquer estratégia de negócio, seja digital ou não.

Mas muita coisa mudou desde o Classmates, o MySpace ou o Orkut e hoje as três maiores redes sociais do mundo estão neste posto não por suas semelhanças, mas por sua personalidade própria. Por isso, é necessário que você construa sua personalidade digital de acordo com o estilo e a dinâmica de cada uma dessas redes para tirar o melhor proveito de cada uma delas.

Para ajudar você em sua jornada, preparei aqui um overview com os pontos mais importantes do Facebook, YouTube e Instagram para você ter sempre em mente qual é o melhor lugar para postar cada um de seus conteúdos.

Mas lembre-se: cada negócio é único e tem suas características particulares, por isso sempre leve em consideração seus histórico e o que você já fez para obter resultado antes de aplicar as dicas a seguir.

logo do facebook
Faça seus seguidores escreverem!

O FACEBOOK DÁ VOZ AO SEU CONSUMIDOR!

Com 2,234 bilhões cadastrados e mais de 2 bilhões ativos, o Facebook é a maior rede social do mundo. Se fosse um país, a rede de Mark Zuckerberg teria uma população com 1 bilhão de habitantes mais que a China!

Desde que começou suas atividades em 2006, o Facebook sempre se caracterizou por oferecer o maior leque de interações possíveis com o usuário e, por isso, seu crescimento sempre foi constante.

Hoje, essa característica faz com que cada usuário tenha a liberdade de utilizar a rede da forma como mais deseja: alguns preferem postar fotos, outros preferem vender itens, outros preferem interagir em grupo e outros preferem divulgar seus negócios em páginas.

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Neste momento, você deve estar se perguntando como uma rede com tantas ferramentas diferentes (que muitas vezes se perdem no meio de tantas opções) podem ter uma melhor maneira de ser utilizada.

Pois bem, há uma característica que existe no Facebook desde a sua criação que permanece até hoje e é utilizada como principal índice de engajamento pelo algoritmo da empresa: os comentários.

Seja sua namorada, sua avó, seus clientes ou quem for: quando um conteúdo interessante é postado, ele ganha comentários, pessoas querendo expressar o que acharam ou simplesmente elogiar.

Isso porque, para muitos, o Facebook foi o primeiro contato com o Marketing 2.0, onde o receptor também se torna emissor de conteúdo. Apesar de blogs e sites existirem desde os primórdios da internet, a conta do Facebook, para muitos, foi a maneira mais fácil de expor sua opinião para o mundo.

Os usuários do Facebook estão pré-dispostos a comentar quando assunto lhes interessa. Assim, crie conteúdos que estimulem que eles falem e recomendem seus posts para amigos. E lembre-se, quanto mais você interagir, maiores as chances para que ele continue a responder.

Logo do YouTube
Faça seu programa de TV!

O YOUTUBE É A NOVA TV ABERTA!

Por muito tempo, sobretudo no Brasil, a TV foi o principal meio de comunicação de uma casa. Hoje, o smartphone é o aparelho que assumiu essa responsabilidade. Todas as manhãs, o despertador do celular é o primeiro agente de interação com bilhões de pessoas em todo o mundo, o que faz com que muita gente cheque as novidades do mundo via internet antes mesmo de sair da cama.

Essa mudança de comportamento está, sobretudo, na facilidade de se consumir qualquer coisa simplesmente pesquisando algo no Google e, quando o assunto exige um pouco mais de entretenimento e profundidade como era quando assistíamos a TV, o maior alvo das pesquisas do Google é o YouTube.

Com 1,9 bilhões de usuários cadastrados, são consumidos mais de 1 bilhão de horas de vídeo por dia na plataforma. Com os tipos mais variados de programas possíveis, no YouTube há todo tipo de conteúdo: música, programas de humor, documentários, receitas de cozinha, programas infantis e dicas das mais variadas coisas.

Por isso, imagine que sua conta na plataforma é o seu canal de TV ou o de sua empresa. No YouTube, a concorrência é muito grande, por isso, quanto mais específico, direto e com qualidade, melhor.

Não há uma quantidade de tempo recomendada para o vídeo, desde que ele seja interessante o suficiente para prender a sua audiência. A qualidade do áudio é extremamente importante para que a mensagem seja passada de forma eficaz.

Nesse caso, vale a pena investir seu tempo aprender mais sobre edição de vídeo antes de publicar algo ou contratar profissionais para isto, já que, com a concorrência cada vez maior, mais exigente também é o público.

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Porém, vale lembrar que de nada vai adiantar produzir uma super edição se o conteúdo não é relevante. Se coloque no lugar seu público e imagine se você gostaria de assistir o que você está produzindo. Se sim, muitas vezes a edição é só um detalhe.

Logo do Instagram
As pessoas querem saber de você!

O INSTAGRAM É O SEU REALITY-SHOW PESSOAL

O primeiro reality show do mundo foi produzido em 1973 pela rede de TV americana PBS e atingiu o seu ápice nos anos 2000 com programas como Big Brother, Temptation Island e Survivor.

Esses programas atingiram muito sucesso graças ao grande nível de envolvimento dos participantes com o público, que pela primeira vez na indústria do entretenimento se sentiram completamente representados.

Geralmente, os vencedores desses programas são os que mais geraram empatia com a audiência e conquistaram as pessoas graças ao seu jeito natural e divertido de fazer as coisas. E assim também é o Instagram.

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Enquanto o Facebook conquistou o público pelas milhões de ferramentas e o YouTube pela possibilidade de se ter um programa de TV, desde 2010 o Instagram conquista o público graças a sua simplicidade: como uma plataforma de compartilhar fotos, o aplicativo dá ao usuário a possibilidade de contar as histórias de seu dia-a-dia de maneira muito simples e profissional.

As pessoas que seguem as outras no Instagram estão interessadas, assim como num reality show, em como elas vivem suas vidas: o que elas fazem no trabalho, onde vão, que amigos tem, o que faz para se divertir ou para crescer profissionalmente.

Na rede, a edição e a qualidade de imagem não é o mais importante, por isso, seja sempre o mais natural possível. Crie conteúdos mostrando seu cotidiano e dando dicas que engajem as pessoas a voltarem a te visitar, curtir suas fotos e vídeos.

Mesmo no IGTV ou nos Stories se você simplesmente pegar seu celular e se gravar na vertical, desde que o conteúdo seja relevante, não há necessidade de editar o conteúdo para postar, visto a característica da rede.

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Se o perfil é do seu negócio, post fotos dos “bastidores” da loja. Como você faz para produzir seu produto, quais novos produtos estão chegando na loja, o que seus clientes fazem quando te visitam e o que é mais “divertido” naquilo que seu negócio faz.


Antes de finalizar, é importante apenas lembrar que uma rede social pode alimentar a outra, além da importância de seus conteúdos se concentrarem em uma plataforma central, como um site ou um blog: lembre-se, um artigo no seu blog pode virar um vídeo, que pode virar uma série de posts em seu Facebook que podem ser mostrado todos os bastidores da produção em seu Instagram.

No mais, divirta-se na redes sociais como você se diverte em seu negócio e você atrairá clientes engajados naturalmente.

Poste nos comentários o que achou das dicas, se você utiliza suas redes sociais de outras maneiras criativas e se quer dicas de utilização de outras redes sociais!

Os dados das plataformas foram tiradas do portal Maiores e Melhores. Vale a pena visitar para conferir as estatísticas!

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